6 de fev. de 2009

Conhece esse?

Créditos

G1
wikipedia


O Aleph (no original, El Aleph) é um livro de histórias curtas de Jorge Luis Borges, publicado em 1949 e contendo, entre outros, o conto que dá nome ao livro. Ambos são representativos do estilo de Jorge Luis Borges e da escola literária latino-americana do realismo mágico da qual ele é indicado como uma das manifestações mais originais[1]. Os contos do livro Aleph são: O imortal; O morto; Os teólogos; História do guerreiro e da cativa; Biografia de Tadeo Isidoro Cruz (1829-1874); Emma Zunz; A casa de Astérion; A outra morte; Deutsches Requiem; A busca de Averróis; O Zahir; A escrita de Deus; Abenjacan, o Bokari, morto no seu labirinto; Os dois reis e os dois labirintos; A espera; O homem no umbral; e, finalmente, O Aleph. Quanto ao conto, Aleph, especificamente o protagonista, se depara com a possibilidade de conhecer o ponto do espaço que abarca toda a realidade do universo num local bastante inusitado: no porão de um casarão situado em Buenos Aires, prestes a ser demolido. Este ponto recebe a alcunha de Aleph - a letra inicial do alfabeto hebraico, correspondente ao alfa grego e ao a dos alfabetos romanos. A idéia de unidade na multiplicidade é tema borgiano por excelência e, no conto em apreço, sua exposição literária é primorosa.Interpol investiga falsificação de manuscritos de Jorge Luís Borges 30.01.2009 - 17h11 Jorge Marmelo A Interpol está a investigar uma possível rede dedicada ao roubo e falsificação de manuscritos do escritor argentino Jorge Luís Borges, falecido em 1986. A revelação foi feita esta semana pela viúva do escritor, María Kodama, no México, durante a apresentação do livro “In Memoriam Jorge Luís Borges”, de Rafael Olea.

A origem da investigação estará relacionada com a aquisição de um manuscrito por uma universidade japonesa, cuja reitora terá contactado a viúva de Borges, legítima proprietária de toda a obra do escritor, no sentido de esclarecer a autenticidade do documento, a qual tinha já sido previamente atestada por peritos. A instituição universitária terá, porém, pretendido esclarecer a origem do manuscrito, por suspeitar que pudesse ter sido roubado.

“Agora vou ter que fazer uma viagem até ao Japão para que se investigue como lá chegaram esses manuscritos e esclarecer a sua origem. Tenho que meter-me num romance policial para resolver estes problemas”, lamentou María Kodama, citada pelo jornal espanhol El Mundo. De acordo com a viúva, trata-se agora de saber quem vende os supostos manuscritos, de onde saíram e que caminho percorreram até chegar a Tóquio.

Na Argentina, refira-se, está já a decorrer um processo contra dois alegados especialistas na obra de Borges, os quais vendiam trabalhos que apresentavam como inéditos daquele que é considerado um dos mais geniais escritores de todos os tempos. De acordo com os trâmites deste processo, os dois suspeitos limitavam-se a transcrever excertos de conferências proferidas pelo escritor, uniam-nos depois a fragmentos de textos de Borges e vendiam o resultado deste labor a jornalistas estrangeiros. “Estes mesmos especialistas criticavam a edição de todos os escritos inéditos de Borges, para que pudessem continuar a falsificação”, explicou Kodama durante a cerimónia no México.

Ignora-se ainda se os originais oferecidos à universidade japonesa resultam da actividade destes dois falsários, mas, de acordo com a viúva do autor de “O Aleph”, a polícia internacional está já a trabalhar no caso.

Bibliografia de Jorge Luís Borges Todas as obras do maior escritor da literatura Argentina

· Fervor de Buenos Aires, 1923, poesia.
· Inquisiciones, 1925, ensaio.
· Luna de Enfrente, 1925, poesia.
· El tamaño de mi esperanza, 1925, ensaio.
· El idioma de los argentinos, 1928, ensaio.
· Cuaderno San Martín, 1929, poesia.
· Evaristo Carriego, 1930, ensaio.
· Discusión, 1932, ensaio.
· Historia universal de la infamia, 1935, conto.
· Historia de la eternidad, 1936, ensaio.
· El jardín de senderos que se bifurcan, 1941, conto.
· Seis problemas para don Isidro Parodi, 1942, paródia.
· Poemas : 1922-1943, 1943, poesia.
· Ficciones, 1944, conto.
· Un modelo para la muerte, 1946, romance policial.
· Dos fantasías memorables, 1946.
· El Aleph, 1949, ensaios e contos.
· Aspectos de la poesía gauchesca, 1950, crítica literária.
· Antiguas literaturas germánicas, 1951, crítica literária.
· La muerte y la brújula, 1951, contos.
· Otras inquisiciones 1937-1952, 1952 ensaios e crítica literária.
· Historia de la eternidad, 1953, ensaios, contos e crítica literária.
· El "Martín Fierro", 1953, ensaios.
· Poemas : 1923-1953, 1954, poesia.
· Los orilleros; El paraíso de los creyentes, 1955.
· Leopoldo Lugones, 1955, crítica literária.
· La hermana de Eloísa, 1955, contos.
· Manual de zoología fantástica, 1957, contos.
· Libro del cielo y del infierno, 1960, ensaios e um poema
· El Hacedor, 1960, poesia e contos.
· Antología Personal, 1961, ensaios, contos e crítica literária.
· El lenguaje de Buenos Aires, 1963, ensaios.
· Introducción a la literatura inglesa, 1965, crítica literária.
· Para las seis cuerdas, 1965.
· Literaturas germánicas medievales, 1966, crítica literária.
· Crónicas de Bustos Domecq, 1967, crítica literária.
· Introducción a la literatura norteamericana, 1967, crítica literária.
· El libro de los seres imaginarios, 1967.
· Conversations with Jorge Luis Borges, 1968.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!